DECRETO Nº001/15 DE 19 DE AGOSTO DE 2015: A ORDEM DO MÉRITO DA ACLA/MG - Patrono: Samuel Campos Brandão, Comemora 6 anos em 16 de Dezembro de 2015 na Cidade de Manhuaçu/MG.

A ORDEM DO MÉRITO DA ACLA/MG - Patrono: Samuel Campos Brandão, Comemora 6 anos em 16 de Dezembro de 2015 na Cidade de Manhuaçu/MG.
Grão-Mestre Fabrício Santos - Presidente Fundador da Academia ACLA/MG.

O QUE É A ORDEM DO MÉRITO DA ACLA/ MG - ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE MINAS GERAIS com sede em Manhuaçu?

A Ordem Mérito da ACLA/MG, é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições Culturais, Educacionais, Artísticas, científicas e técnicas para o desenvolvimento da Diversidade Cultural e Científica no Brasil.

As nomeações para a Ordem são feitas por decreto do Presidente Fundador da ACLA/MG e Grão- Mestre da Ordem do Mérito da ACLA/MG Dr.h.c. Fabrício Souza Santos, depois de as respectivas propostas serem avaliadas e aprovadas pelo Supremo Conselho da Ordem. O Presidente da Ordem pode conceder condecorações sem audiência dos membros do Conselho.

-Os membros do Supremo Conselho da Ordem do Mérito da ACLA/MG são compostos pelos CHANCELERES e o Grão-Mestre a Secretária Geral da Ordem.

• Grã-Cruz: Vice-Presidente da Ordem e Secretário Geral.
• Chanceler: Presidentes de Federações, Academias e Entidades Culturais.
• Comendador: Autoridades Políticas, Jurídicas e Militares, personalidades de hierarquia equivalente, Professores Catedráticos, Cientistas, Presidentes de Associações Literárias, Científicas, Culturais e Comerciais
• Oficial: Professores de Universidade e Escritores.
• Cavaleiro: Personalidades Culturais, Científicas e Educacionais, Professores de ensino de 1º e 2º graus, artistas em geral e desportistas.

TEMPO PARA ELEVAÇÃO DE GRAU NA ORDEM:
De Cavaleiro a Oficial: 2 anos
De Oficial a Comendador: 3 anos
De Comendador a Chanceler: 4 anos
De Chanceler a Grã-Cruz: 5 anos

A promoção poderá ser feita sem exigência do interstício acima, a critério do Conselho da Ordem e do Grão-Mestre.

RELAÇÃO DOS MEMBROS DA ORDEM DO MÉRITO DA ACLA/MG:

Grão- Mestre: Fabrício Souza Santos (Presidente Fundador);
Grã- Cruz: Marilza Alvarenga Teixeira Santos (Secretária Geral);
Supremo Chanceler: Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho (Presidente do Conselho da Ordem);
Chanceler: Duque Dom Iguaci Luiz de Gouveia Júnior (Delegado Estadual do Rio de Janeiro);
Chanceler: Elson Ferreira dos Santos (Diretor de Finanças);
Chanceler: Rita de Cássia Souza Santos (Diretora Social);
Chanceler: Grazielle Souza Santos Sabino (Delegado Ponte Nova);
Chanceler: Ivan Carlos Sabino (Delegado Ponte Nova);
Chanceler: Fábio José Souza Santos (Diretor Cultural);
Chanceler: Franklin Lopes de Freitas (Delegado Belo Horizonte);
Chanceler: Gabriela Souza Santos (Delegada Muriaé);
Chanceler: Rômulo Sérgio Souza Santos (Diretor de Música);
Chanceler: Betir Lopes (Diretor de Comunicação e Marketing);

Obs.: tomarão posse nas comemorações de dezembro de 2015 os indicados para os postos de: Comendador, Oficial, Cavaleiro e Chanceler.




BIOGRAFIA DO PATRONO DA ACLA/MG - "SAMUEL CAMPOS BRANDÃO":

-Nascido em Manhuaçu, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1925, Samuel Brandão, é dono de uma biografia inquieta, uma vida de múltiplas atividades em que a arte é a mais constante. Samuel Brandão, pintor, ex boêmio, garimpeiro, empresário, músico amador, executivo de firma de construção, é antes de tudo paisagista lírico. Teve dois pintores por mestres: Alberto da Veiga Guignard no Rio e Eugênio Sigaud. Foram os que lhe ensinaram as primeiras tintas e abriram os olhos para interpretar a diferença entre natureza e vida. Sigaud ensinou-lhe ainda todas as suas técnicas: encáustica, caseína, têmpera, etc; Outro grande professor que cruzou sua vida foi Ivan Serpa.
Em 1955, com a vitória de Juscelino Kubitscheck vem para o Rio com um grupo mineiros. Em 1957 está no Paraná, dirigindo empresas de engenharia, em 1965 retorna às artes, participando de Salões em Curitiba. Em Londrina faz estudo e pesquisando no Sanatório Shangri-lá sobre tratamento psiquiátrico. Depois, com estabilidade econômica na vida, abandona todos os negócios de engenharia e construção de estradas de rodagens, retorna definitivamente ao Rio de Janeiro e dedica-se inteiramente às artes plásticas.
Em 1966, recebeu um Diploma de Honra ao Mérito, pela contribuição artística ao Centro de Gravura. Em 1967 e 1968, ensinou xilogravura aos alunos do referido Centro.
Freqüentou por três anos o Atelier do Escultor e Artista Edgar Duvivier, então professor da Escola Desenho Industrial, da Guanabara, participando na construção da primeira casa de fiberglass, em forma semi-esférica, com lâmpadas triangulares e cuja montagem dura um hora, no Sumaré-Guanabara. Participou das manifestações coletivas da associação dos Artistas Plásticos de Guanabara (AAP), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Em 1974 foi eleito Vice- Presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Guanabara(Museu de Arte Moderna) - Rio de Janeiro.
Samuel Brandão era um pintor que apresentava características pessoais que o tornaram uma figura bem marcante no meio artístico, pois suas pinturas com tonalidades fortes, o tornaram, um dos mais interessantes pintores de nosso País.
Em 1975 pintou parte da Via Sacra, da Igreja de Santo Antonio, em Munhuaçu-MG, sendo citado pelo Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos, de Carlos Cavalcanti, editado pelo Ministério de Educação e Cultura(MEC).
Em 1979 volta à Europa, em Londres para estudar mercado de tapetes orientais e depois de visitar Holanda e Bélgica, vai para Roma e daí Florença, Nápoles e pinta dois painéis para o colecionador N. Narbone, em Agropoli.
Foi entrevistado, juntamente com o Dr. Ivo Pitangui e D. Mindinha Vilas Lobo, pela colunista Hildegard Angel, teve publicada toda sua obra e pessoa no Jornal do Comércio, na revista Boletim Cambial RIO/SP, foi entrevistado pela apresentadora de TV Isabela Scabrini da TV Globo, e teve recentemente seu projeto para evitar pichações no muros e prédios publicado no Jorna O GLOBO em 14/02/2004, bem como seu trabalho "Futebol na Favela" publicado na revista inglesa - The wilson Quartely.
Em 2004 recebeu a comenda “TIRADENTES” da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, projeto de resolução nº 753/2004.
Diante de tantos fatos, que só vem a mostrar a importância que o Ilustríssimo Senhor Samuel Brandão tem para com o mundo artístico de nosso Estado de Minas Gerais e nosso País, ele foi escolhido para ser Patrono da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais que tem a sua sede na sua cidade natal Manhuaçu/MG e primeiro presidente fundador, o Artista Plástico e Comendador Fabrício Souza Santos, fundada no dia 03 de outubro de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas