PESQUISA: O QUE É UM COMENDADOR E SUAS ATRIBUIÇÕES? - DR.H.C. COMENDADOR FABRÍCIO SANTOS - MANHUAÇU/MINAS GERAIS - BRASIL.

DR.H.C. COMENDADOR FABRÍCIO SANTOS - MANHUAÇU/MINAS GERAIS - BRASIL.

PESQUISA: O QUE É UM COMENDADOR E SUAS ATRIBUIÇÕES?

Segundo a Wikipédia, “Uma comenda é um benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e acavaleiros de ordens militares, mas que atualmente costuma designar apenas uma distinção puramente honorífica.”
Tenho uma justificada curiosidade a respeito do que as pessoas dos diversos países entendem por essa palavra. Sei que na Itália há muitos, no Brasil há poucos e, pelo que me informaram lá mesmo, na Argentina quase não se usa. Além desses três países, eu gostaria de informar como se traduz esse termo para o inglês, alemão, catalão, esperanto e mesmo para o espanhol.

Traduções:
Em italiano é commendatore.
Em esperanto é Komandoro.
Em espanhol é comendador.
Em inglês o dicionário diz que é: commendator (exatamente como no latim, só que com outra pronúncia). No entanto, quando estive em Londres encontrei knight commander.
Em francês é commandeur.

-------------------------------------------------------------------
COMENDADOR:
É um título honorífico ofertado a determinado signatário pela autoridade eclesiástica (religiosa) ou militar.
Aquele que recebe uma comenda.
Título meramente honorífico.
1. Uma Medalha.
2. Uma placa.
3. Um diploma definindo a comenda.

Distinção honorífica aqueles que excedem em suas atividades pessoais ou profissionais.
Recebe uma comenda aquele que foi reconhecido publicamente por atos que o honorificaram por ilibada conduta.
Comendador é alguém que recebeu uma comenda, isto é um benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares, mas que atualmente costuma designar apenas uma distinção puramente honorífica. No passado, podia remeter ainda a uma porção de terra doada oficialmente como recompensa por serviços prestados, ficando o beneficiado com a obrigação de defendê-la de malfeitores e inimigos.
O Grau de Comendador - "Doutor Acadêmico Honoris Causa" - é outorga exclusiva de: Juizes; Secretários Estaduais e do Distrito Federal; Secretários Municipais; Conselheiros de Embaixadas e Consulados; Cônsules; Almirante de Esquadra; Generais de Divisão; Major-Brigadeiro; Contra-Almirantes; Generais de Brigada; Brigadeiros do Ar; Eméritos Profissionais das Ciências Econômicas (Ciências de Administração, Aplicadas, Comercialização, Contábeis, Econômicas e Sociais e Exatas); Eméritos Profissionais das Ciências Políticas (Ciências Estadísticas, Diplomáticas Relações Internacionais e Jurídicas); Eméritos Profissionais das Ciências Sociais (Ciências Humanas e de Comunicação); Professores Eméritos e/ou Titulares; Pesquisadores Científicos; Presidentes de Academias, Institutos e Fundações de ciências afins; Presidentes de Associações Literárias; Científicas e Culturais; Presidentes de Associações de Classe; Presidentes de Conselhos Profissionais Federais e Regionais; Diretores de Empresas Públicas e/ou Privadas; Autoridades de notório saber do Serviço Público (Federal, Estadual e Municipal); e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Comentários

Postagens mais visitadas