quinta-feira, 5 de maio de 2011

Maior imagem santa em tela de tecido -Recorde é do artista plástico Fabrício Souza Santos, da cidade de Manhuaçu – MG.

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0YfZ/Maior_Imagem_Santa_Em_Tela_De_Tecido


Fabrício Souza Santos, artista plástico da cidade de Manhuaçu – MG, é o novo recordista do RankBrasil. Ele fez a Maior imagem santa em tela de tecido do país, com 10 metros de altura por quatro metros de largura.

A obra, pintada com técnica mista de óleo e acrílica, traz a Nossa Senhora do Rosário com face, manto, um terço e segurando uma criança. A dimensão apenas da santa é de 8,25m por 2,60m.

O projeto foi planejado de acordo com a encomenda feita pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bom Despacho – MG, de uma pintura para o teto da igreja. Para o trabalho, Fabrício contou com a ajuda da esposa, Marilza Santos e do irmão, Fábio Santos, ambos artistas plásticos.

Segundo o recordista, a obra foi um grande desafio, superado com técnica e fé, o que exigiu muito esforço, concentração, dedicação e talento. “Mas ao ver o resultado, a sensação é de ter recebido uma dádiva divina: a pintura mantém viva a devoção da mãe do filho de Deus”, conta.

De acordo com Fabrício, entrar para o RankBrasil é uma oportunidade de fazer parte da história do país. “Significa ter o reconhecimento do meu trabalho nacionalmente”, destaca.

Pela conquista, o recordista agradece à equipe técnica, que auxiliou na pintura, aos voluntários de Bom Despacho, que ajudaram na colagem e instalação da tela e a todas as pessoas que contribuíram para o recorde.

Eventos internacionais
A pintura fez tanto sucesso que proporcionou a Fabrício participar de dois eventos internacionais em 2011: II Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa, realizada em Coimbra – Portugal, e XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira nos Países Portugal, Espanha e Áustria.

Técnicas utilizadas
Primeiramente, o recordista pesquisou sobre o tipo da cola para fixar a tela no teto da igreja, que atendesse a todos os padrões de segurança, resistência e facilidade de aplicação.

Após encontrar a cola perfeita, ele encomendou pedaços de tecido de algodão cru, já preparado para pintura e com tratamento antimofo. “Depois chegou a parte mais difícil: desenhar a imagem da santa em tamanhas proporções”, revela.

Para tanto, o recordista utilizou sua experiência em desenho anatômico e conhecimentos das leis de perspectivas para riscar com giz de cera a figura da santa, com o auxílio de um barbante

Devoção
Fabrício fez parte do primeiro grupo de coroinhas da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Ibatiba – ES. Foi nesta época que se tornou devoto da santa e apreciador das artes sacras. “Comecei a desenvolver trabalhos de artes sacras desenhando e pintando com uma técnica mista de aquarela, grafite e efeitos metálicos”, lembra.

Conforme ele, as primeiras obras realizadas foram uma Santa Terezinha, um quadro do Bom Jesus da Paróquia de Manhumirim – MG, um Jesus sendo coroado de espinhos e a criação de uma Madona com o menino Jesus.

História de um recordista
Fabrício sempre teve apoio dos pais, Elson Ferreira dos Santos e Rita de Cássia Souza. “Eles não mediram esforços para arranjar os primeiros materiais para desenho, bem como a primeira caixa de lápis de cor e giz de cera”, lembra.

Aos 11 anos, o recordista já ganhava o próprio dinheiro com desenhos e pinturas: “Eu fazia painéis para festas de aniversários infantis, trabalhos com dobraduras em papel e ilustrava páginas de planos de aulas para professoras e estagiárias”.


Redação: Fátima Pires
RANKBRASIL – RECORDES BRASILEIROS
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0YfZ/Maior_Imagem_Santa_Em_Tela_De_Tecido


Nenhum comentário: