“ECOLÂNDIA” REALIZA SUA PRIMEIRA ATIVIDADE E RECEBE ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS - MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DE MANHUAÇU.

Matéria do Jornal Diário de Manhuaçu.

“ECOLÂNDIA” REALIZA SUA PRIMEIRA ATIVIDADE E RECEBE ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS
2011-09-23
MANHUAÇU – Em comemoração ao Dia da Árvore, que foi celebrado na última quarta-feira (21), o Centro Regional de Educação Ambiental “Ecolândia”, que é uma parceria entre Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e a Policia Militar de Meio Ambiente, realizou seu primeiro evento efetivo. Crianças de quatro escolas municipais da cidade e também alunos do projeto “AABB Comunidade”, foram convidadas para participarem de uma aula de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Elas puderam assistir a vídeos educativos e também a um filme infantil com o tema relacionado ao meio ambiente a e sua preservação. Uma muda de árvores também foi plantada em comemoração ao dia e ao evento.

“Hoje (quarta-feira) é um marco histórico, para a ‘Ecolândia’ e para todos nós que sonhamos em ter em Manhuaçu um projeto voltado para o meio ambiente. Realizamos aqui na AABB esta primeira atividade oficial do projeto, em que contamos com a participação de alunos de quatro escolas municipais e também com alunos do projeto ‘AABB Comunidade’. Eles puderam assistir a um filme e depois nos mostrarem o que aprenderam com ele. Foi um momento muito interativo e muito gratificante para todos”, afirma o presidente da “Ecolândia” e também da AABB, Amim José de Sales Júnior.
O tenente Jésus da Policia de Meio Ambiente, explicou sobre as ações desenvolvidas durante o evento. “Hoje tivemos a nossa primeira atividade de educação ambiental, inclusive a chamamos de aula inaugural da ‘Ecolândia’. Na verdade realizamos uma espécie de cinema comentado. Passamos para os alunos um filme chamado ‘Os Sem Floresta’. Mas antes que eles os assistissem, fizemos uma introdução falando sobre o meio ambiente e sobre a sua importância, para que elas o vissem com olhar ambiental e o adequassem à realidade em que vivem. No fim realizamos um debate, colhendo deles o que haviam aprendido com o filme, que apesar de ser uma coisa engraçada e lúdica, traz uma mensagem de conscientização ambiental”, enfatiza.

PLANTIO DA ÁRVORE
Quando a “Ecolândia” foi lançada, uma muda de árvore foi plantada no local onde será construída a sede da entidade. Nesta quarta-feira, durante a primeira atividade do projeto, uma segunda muda de árvore também foi plantada no local. Dois alunos presentes no evento ficarão responsáveis em acompanhar o desenvolvimento das pequenas árvores.
“Tenho certeza que as esse encontro gerou bons frutos, até mesmo pela participação da criança. Além disso, no final do evento realizamos também o plantio de uma árvore junta a outra muda que já havia sido plantada no dia de lançamento do projeto ‘Ecolândia’. Dois destes alunos irão adotar estas mudas e acompanhá-las durante seu desenvolvimento, tendo assim uma convivência com o meio ambiente a com questão ambiental em si”, indaga Jésus.

O Comendador Fabrício Santos faz parte do Conselho Fiscal da Ecolândia de Manhuaçu.

ECOLÂNDIA-O Centro Regional de Educação Ambiental “Ecolândia” foi lançado durante um evento realizado na AABB, no dia 13 de julho deste ano. O projeto foi espelhado em uma iniciativa semelhante existente na cidade de Lavras, no Sul de Minas Gerais. Seu objetivo é incentivar a conscientização e educação de crianças e jovens sobre os cuidados com o meio ambiente.
O projeto irá realizar de forma diferenciada trabalhos voltados à educação ambiental. Atendendo desde crianças em idade pré-escolar á estudantes de faculdades. Os temas serão trabalhados de forma especifica para cada faixa etária. No dia de lançamento do projeto, uma muda de “Pau-Brasil” foi plantada no local onde será construída a sede da instituição e foi nomeada como “árvores fundamental do projeto Ecolândia”. Enquanto a sede não for construída, os eventos do projeto serão realizados no próprio espaço do clube AABB.

Comentários

Postagens mais visitadas