Missa no feriado de São Lourenço marca reabertura de capela do Hospital César Leite



Neste feriado de São Lourenço, Padroeiro de Manhuaçu, aconteceu a inauguração da reforma da Capela Santa Terezinha, anexa ao Hospital César Leite. Construída na década de 1930, a capela é decorada internamente com dez motivos pintados nas paredes retratando momentos distintos da vida de Santa Terezinha, além de um altar de madeira feito especialmente para o templo religioso.
A “entrega” do templo religioso restaurado à comunidade ocorreu durante celebração de Santa Missa no local, às 15h, por Padre Renato Borges (Paróquia São Lourenço). Na oportunidade, fiéis lotaram as dependências da capela e o jardim anexo do HCL para acompanhar o momento religioso. Entre os presentes, familiares de Dr. João César Leite, Fundador do Hospital que leva seu nome.

A reforma

Durante os últimos meses, os Artistas Plásticos Fabrício Santos, Marilza e Fábio Santos, realizaram trabalho intenso de restauração. Segundo Fabrício, antes dos retoques artísticos, foi necessário corrigir problemas de infiltração de umidade e de rachaduras nas paredes.
As pinturas das paredes passaram por um processo que Fabrício e Fábio intitulam “avivamento”, em que, além da restauração, as cores ganham também novo aspecto e maior conservação.

Mais anjos

Partes do teto que antes eram brancas, ganharam novos motivos religiosos, sendo pintados mais anjos. O premiado quadro de Fabrício Santos, intitulado “A Última Ceia”, também passa a integrar o espaço interno da Capela, sendo exposto na parede sobre a porta do templo.
O piso original, os bancos e o altar foram preservados na capela, sendo também restaurados.
As obras de reforma da Capela de Santa Terezinha foram patrocinadas pela Paróquia de São Lourenço e o Hospital César Leite. De acordo com Fabrício, a conclusão deste trabalho representa estímulo importante também para o turismo em Manhuaçu. A Capela possui valor histórico para o município e reaberta, certamente, contará pontos para o catálogo de atrativos turísticos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas