O COMENDADOR FABRÍCIO SANTOS ESTEVE PRESENTE NO LANÇAMENTO DO LIVRO - “A República do silêncio”: Manifestações do poder local no leste de Minas


Manhuaçu – MG já foi um dia uma República independente do Brasil e teve até uma moeda própria?
Dia 19 de setembro às 20:00 na Casa de Cultura de Manhuaçu, noite de autógrafos do Professor Flávio Mateus dos Santos. O Primeiro livro científico a resgatar o passado histórico da cidade de Manhuaçu e de 51 municípios mineiros que pertenciam a Manhuaçu.
A pesquisa promovida por Flávio Mateus acabou ‘desmistificando’ alguns mitos relacionados à Manhuaçu, a começar pela sua dimensão territorial. “Diziam que o município tinha 46.000 km². Entretanto eu fiz uma análise dos municípios que emanciparam de Manhuaçu, 51 no total. E também medi via satélite, acompanhado pela cartógrafa da PUC, Gislaine Fernandes de Barros. Cheguei à conclusão de que Manhuaçu tinha 18.102 km², hoje tem apenas 627 km²”, informou o professor Flávio.
A outra desmistificação se refere a existência da República de Manhuaçu. “Se para o Estado Nacional Brasileiro este movimento não passou de uma revolta. Mas para quem participou, considerou verdadeiramente uma República”, frisou o historiador, informando que enviou exemplar da moeda cunhada pelo coronel Serafim Tibúrcio para que fosse submetido a um exame grafodocumentoscópio feito pela Perícia Técnica da Polícia Civil. “Foi constatado que o objeto era original. Então toda esta conversa de que a moeda foi inventada para valorizar o passado histórico de nossa cidade é mentira, Manhuaçu teve seu próprio dinheiro”, esclareceu Flávio Mateus.
http://www.youtube.com/watch?v=9_vTGWxjBkA

Moeda emitida pelo Coronel Serafim Tibúrcio da Costa
Comentários
PARABÉNS E SUCESSO A ESSE GRANDE ESCRITOR/ HISTORIADOR.ESSE RIQUÍSSIMO MATERIAL DEVERIA SER ADOTADO NAS ESCOLAS DA NOSSA REGIÃO E EM TODO O PAÍS.
DEUS TE ABENÇÕE,
ABRAÇO,
MARILZA SANTOS
DIRETORA DA ESCOLA DE ARTE
GÊNIOS DA PINTURA DE MANHUAÇU/MG
Abraços
Prof. Msc. Flávio Mateus dos Santos