O COMENDADOR FABRÍCIO SANTOS APRESENTA O "Projeto Arte e Cultura Comunitária de Manhuaçu" no dia 02 de maio de 2010 na reunião do COAMMA.





Projeto Arte e Cultura Comunitária de Manhuaçu


Manhuaçu é hoje é cenário de uma luta incansável pelo resgate da identidade cultural e da cidadania, levando conhecimento, cultura, diversão e cidadania para o povo manhuaçuense, distritos e região. Trata-se do trabalho que será desenvolvido em julho de 2010, pelo Projeto Arte e Cultura Comunitária de Manhuaçu desenvolvido com a coordenação do Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu e com parcerias do COAMMA e presidentes das Associações de bairros.

O Projeto nasceu a partir das necessidades dos artistas manhuaçuenses discutidas no 1º Fórum Setorial de Cultura e Diversidade das Expressões Artísticas de Manhuaçu, com o objetivo de promover a construção da cidadania por meio da construção da identidade cultural do povo de Manhuaçu. Seu trabalho foi predominantemente voltado para a preservação da cidadania, tendo a arte e a cultura como referências.
Manhuaçu tem hoje várias ONGs culturais que avançam cada vez mais em busca de fortalecerem a identidade do povo manhuaçuense. “A arte e a cultura produzidas em Manhuaçu atestam um fazer de qualidade e profundamente identificado com a vida artística da cidade”.
Com um público variado, entre crianças, adolescentes e adultos, em sua maioria residente em Manhuaçu, o projeto desenvolve oficinas e outras atividades nas áreas de dança, pintura, desenho, expressão corporal, reciclagem, música, oficinas de carnaval e outras expressões artísticas, beneficiando principalmente alunos de escolas públicas do município. Além disso, realizam ações junto à comunidade, no sentido de contribuir com a articulação de artistas, a identificação de manifestações folclóricas e de cultura popular, a promoção social dos envolvidos direta e indiretamente no projeto e a participação da população na gestão das políticas públicas de cultura para o município. As ações do projeto serão iniciadas em geral no mês de julho de 2010 em todas as comunidades que tiverem um local apropriado para a implantação das oficinas culturais, que serão denominados “Centro de Cultura do Bairro...”.

No início de julho de 2010, a equipe do Projeto Arte e Cultura Comunitária de Manhuaçu, que conta com cidadãos residentes no município e principalmente das comunidades e associações de bairros, realizando uma abordagem interativa e buscando penetrar no seio da comunidade para, com ela, entender quais ações deverão ser desenvolvidas durante o ano pelos bolsistas e equipe central do projeto. São visitas domiciliares e participações em reuniões, eventos culturais, além de outros encontros religiosos e sociais da comunidade.

Neste projeto existe uma identificação com o contexto social do município. No decorrer das ações, haverá a necessidade de que a arte esteja também a serviço da promoção social dos beneficiários do projeto. Assim, o Projeto Arte e Cultura Comunitária de Manhuaçu conseguirão fazer uma ponte com a comunidade manhuaçuense e, a partir dessa relação, o ensino da arte vai auxiliar no combate a criminalidade, na medida em que tirará os adolescentes das ruas e do consumo de drogas para integrá-los à sociedade por meio da arte. “As pessoas são valorizadas pelo que estão fazendo, principalmente os adolescentes. Quando começarem a dar resultado, as pessoas que antes eram envolvidas em drogas, sairão desse meio e aprenderão o ofício da arte que despertará o seu talento e auto-estima, gerando emprego e renda para estes jovens”.
Vamos lutar para implantar este projeto em todas as comunidades e distritos de Manhuaçu, com o povo participando da política cultural local e ainda contribuindo substancialmente para a movimentação cultural da população do município, fazendo com que os cidadãos entendam melhor suas origens e tradições culturais.

Fabrício Santos (Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu)


EQUIPE DE ACADÊMICOS DA ACLA/MG QUE TRABALHARAM EM CONJUNTO COM O DEPARTAMENTO DE CULTURA E TURISMO DE MANHUAÇU, NO PROJETO E REALIZAÇÃO DO 1ºFÓRUM SETORIAL DE CULTURA E DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DE MANHUAÇU/MG.

Comentários

Postagens mais visitadas