Entrevista com o Diretor de Cultura Fabrício Santos sobre os projetos culturais que vêm sendo criados em Manhuaçu - Matéria do Jornal das Montanhas.


Conversando com o Diretor de Cultura Fabrício Santos sobre os importantes projetos culturais que vêm sendo criados em Manhuaçu, e sobre a forte evolução cultural de nossa cidade, ele compartilha conosco algumas de suas idéias e projetos:

“Essa evolução começou principalmente pela necessidade. O povo querendo, clamando por esses projetos e a gente já estava com idéias. Contando com o apoio do Prefeito Adejair, que nos deu liberdade para aplicar os projetos, dando essa força pra gente, eu pude trabalhar esses anos de 2010 e 2011 com novas idéias, e essas idéias estão aí sendo acolhidas pela comunidade e também pelos jovens que tem se dedicado a esses projetos. Nesse período agora vou trazer novamente, dentro do dia 5 de novembro, que além de aniversário de Manhuaçu é também o Dia Nacional da Cultura, a Gincana Solidária, onde os artistas que participaram do concurso de grafite vão estar presentes fazendo um trabalho de prevenção às drogas e à violência no batalhão da Policia Militar. A Feira da Paz é pra gerar esse momento de fraternidade, de companheirismo, um momento de cultivar a paz, então a gente ta trabalhando a cultura levando a todos essa motivação, despertando esse desejo de estar se solidarizando, se alegrando com as festividades, com as atrações. Outro ponto importante é nossa parceria com o 11º Batalhão, que possibilitou a realização do Primeiro Concerto da Primavera, que foi um sucesso. A sociedade abraçou esse projeto e nós vamos lutar pela continuidade, porque ficou com aquele gostinho de quero mais. A cultura está aí, a gente está com muitas idéias, sei que meu tempo de Diretor de Cultura ainda é pouco, um ano e meio apenas, mas estamos lutando pra colocar muita coisa em pratica ainda, e temos agora o ICMS recuperado, vamos trabalhar também com o tombamento da Capela Santa Terezinha, dossiês, relatórios pra poder receber mais verbas, vamos trabalhar na área musical, vamos ver se conseguimos desenvolver uma banda daqui da nossa cidade. São muitos talentos com os quais estamos trabalhando, o projeto da Caravana Cafe&cultura tem liberado vários talentos, um deles já tocou na Pré Abertura da Feira da Paz. Estamos abrindo as portas para que os talentos da nossa cidade, os talentos de raiz possam despontar aqui em Manhuaçu.” Explica Fabrício

A respeito dos grafiteiros que estão fazendo arte pela cidade e 1º Concerto de Bandas Militares:

“Convidamos dois rapazes das cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano que vão estar no dia 5 de Novembro fazendo este trabalho com grafite. Fazem parte dos sete artistas que estarão executando esse trabalho e veio também um artista de Manhumirim. Eles estão muito emocionados, tomando gosto de vir a Manhuaçu executar esta arte. Manhuaçu esta se tornando uma cidade atraente para outros artistas virem mostrar seu trabalho. Sobre o primeiro concerto, nós idealizamos em reuniões a quatro meses atrás, fizemos um rascunho da idéia desse projeto, primeiramente tomamos como base um evento que já deu certo em Minas, na cidade de Diamantina. Como Manhuaçu não tem aqueles casarões antigos para colocarmos a banda tocando nas janelas com o regente no centro da rua, nós bolamos essa idéia de trabalhar com varias tendas com a banda desmembrada e com o regente no centro. Ficou muito bonito porque surpreendeu, eu mesmo me arrepiei varias vezes, já imaginava que seria bom, mas superou todas as expectativas. É um projeto dentro de muitos que deram certo que nós temos que lutar para dar continuidade.” Disse Fabrício.

E ainda, a respeito do projeto Natal Cultural:

“Fizemos um planejamento chamado Natal Cultural aqui em nossa cidade, já com adesão de varias igrejas, evangélicas e católica, ministérios, bandas e algumas escolas. Estamos com uma programação intensa para trabalhar do dia 1º de dezembro até o dia 24 um grande natal cultural, com shows todas as noites no coreto da praça das 20 horas às 22 horas. Esse é um trabalho que eu estou terminando de executar pra já podermos fazer os cartazes e divulgar.”

por Devair Guimarães e Luana Gomes.

LINK DA MATÉRIA DO JORNAL DAS MONTANHAS:
http://www.jm1.com.br/2011/11/manhuacu-abrindo-suas-portas-para-a-cultura/

Comentários

Postagens mais visitadas