terça-feira, 8 de novembro de 2011

PREFEITO ADEJAIR BARROS FALA DE BOAS PERSPECTIVAS PARA A CULTURA DE MANHUAÇU - Matéria do jornal DIÁRIO DE MANHUAÇU.

PREFEITO ADEJAIR BARROS FALA DE BOAS PERSPECTIVAS PARA A CULTURA DE MANHUAÇU

2011-11-07 - Matéria do jornal DIÁRIO DE MANHUAÇU


MANHUAÇU – Manhuaçu completa 134 anos. Nesse período, o município viveu intensamente atividades culturais de diversos segmentos. Porém, ao longo do tempo, a tradição foi se perdendo e caiu no esquecimento. Além disso, a dificuldade quanto ao acesso a essa riqueza histórica e a falta de incentivo, tornaram ainda mais complicada a sobrevivência da cultura na cidade.

Na contramão desta ideologia, o prefeito Adejair Barros apóia atividades culturais local, mesmo sabendo das dificuldades que os municípios de pequeno porte enfrentam para fazer um Departamento de Cultura ser eficaz. Durante esta pequena entrevista concedida à reportagem do DIÁRIO, o prefeito fala da pasta em Manhuaçu com a esperança de que a tradição no município possa ser resgatada.
Em meio há muitos compromissos, dadas as festividades de aniversario de Manhuaçu, que contará com grandes shows no Parque de Exposição, o prefeito recebeu a reportagem em seu gabinete sem cerimônia, como manda o figurino.
Questionado como anda a Cultura e Manhuaçu, Adejais foi direto ao ponto. “Acho que a cultura em Manhuaçu melhorou muito nos últimos meses. O nosso diretor, Fabrício Santos, tem feito um bom trabalho. Neste período tivemos dois encontros de bandas e estamos tentando recursos juntos aos governos estadual e federal. Acreditamos que no inicio de 2012 deve chegar verba entorno de R$ 50 mil para a cidade se resgatar e se estruturar”, comentou
O prefeito reconhece que ainda investe pouco em cultura, mas revela que há o interesse incansável de se recuperar o tempo perdido. “É nossa intenção investir mais, pois sabemos que influencia, e muito, na educação que é a base para tudo na vida. Precisamos levar a cultura ao mais carente e esse é uns dos nossos objetivos. Manhuaçu já foi palco de grandes festas precisamos resgatar, com mais incentivo do poder publico”.
Quanto ao Carnaval, tradição que se perdeu nos últimos anos, Adejair comenta que precisa resgatá-lo, mas da forma correta. “Não sou adepto de Carnaval bagunçado. Se fizermos uma festividade bem feita, ai sim vale a pena. Hoje sabemos que uma festa como essa fica muito cara. Para fazê-la ruim, prefiro investir esse dinheiro na saúde que é tão necessitada”, explica.
O prefeito disse ainda que faz o que pode para manter viva a cultura em Manhuaçu. Mesmo com as dificuldades, entidades que precisam da Prefeitura são assistidas. “Temos aqui grandes incentivadores da nossa cultura. O Centro Cultural João Bracks é um exemplo e consegue se manter sozinha, não depende de ajuda da Prefeitura. Em contrapartida, damos apoio financeiro à Casa de Cultura para que mantenha a sua funcionabilidade”, concluiu Adejair.

Nenhum comentário: